As Páginas na web “Fratres in Unum” e “Monfort” não merecem crédito!

11 de agosto de 2017

cropped-cab32.jpg

É sabido que, com as novas tecnologias, qualquer pessoa pode difundir suas ideias na internet. Poderíamos louvar esses avanços se, em alguns casos, os resultados não fossem negativos.

Se “de médico e louco cada um tem um pouco”, com a internet, a comunidade se viu invadida de blogueiros teólogos, apologetas, entre outros. Isto é muito perigoso.

Não poucas vezes fomos perguntados sobre as páginas na web “Fratres in Unum” e “Monfort”. Não a conhecíamos em profundo e nos detivemos em fazê-lo, para responder aos que buscaram nossa opinião.

Eis o que concluímos:

Primeiramente, ambas as páginas acima citadas não representam uma visão oficial do Magistério da Igreja. Nem mesmo estão em comunhão plena com ela.

A visão destes sites é ultraconservadora, negando as mudanças da Igreja desde 1965, com o Concílio Vaticano II. Neste sentido, não estão em comunhão eclesial. Quem não aceita as reformas conciliares na Igreja, está fora dela.

Todos as ideias expressas nestas páginas são de livre e restrita responsabilidade dos seus autores. Um exemplo claro é a publicação de agosto de 2016, comentando o início do processo de beatificação de Dom Hélder Câmara. Enquanto a Igreja no Brasil postula a honra dos alteres  a Dom Hélder, o Vaticano dá carta branca em que se tramite a beatificação, o site “Fratres in Unum”  escreve uma matéria desmerecendo a figura de Dom Hélder, com críticas sem sentido e acusações caluniosas. Fica a pergunta: quem lhes constituiu autoridade para desautorizar a Igreja do Brasil (CNBB) e a Santa Sé?

Além da supracitada matéria sobre Dom Hélder, as páginas “Monfort” e “Fratres in Unum” já atentaram contra a Imagem de Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Evaristo Arns, entre outros bispos referência e amados pelo povo.

Neste sentido, conclamamos os irmãos e irmãs ao boicote a estas páginas. Não representam a Igreja. Ao contrário, estão contra os propósitos dela. Quem divide não está à serviço de Deus. Quem difama, calunia, não está  em comunhão com Cristo e seu Evangelho.

As páginas “Monfort” e “Fratres in Unum” são opositoras à Igreja. Pregam um ultraconservadorismo alienado, incompatível com a realidade e com o pontificado do Papa Francisco. Além de justificar suas teses com mentiras. Quem nega a Verdade, está contra a Verdade: Jesus e seu Reino.

Hermes Abreu

 

 

Anúncios

4 comentários em “As Páginas na web “Fratres in Unum” e “Monfort” não merecem crédito!

Adicione o seu

  1. Pois é. Esclarecedor. É preocupante a ascensão desses movimentos ultraconservadores! Vê-se pelas páginas deles que só se preocupam com moral, ritos, leis, etc… Esquecem-se do principal que são os pobres! Só dão notícias que interessam a eles.
    Tenho mais receio ainda pela volta da TFP, com suas bandeiras, polêmicas e seus rugidos de leão. Parece que há um novo movimento nesse sentido: veja: https://residuumrevertetur.com/
    O retorno da TFP seria um verdadeiro desastre para a Igreja de Francisco! Para a Igreja dos pobres para os pobres. Que busca a libertação dos oprimidos. Que busca o ecumenismo e o acolhimento de quem que seja, independentemente da raça, religião ou opção sexual. Que busca avanços em matéria de celibato sacerdotal e ordenação de mulheres!
    A TFP é o auge do moralismo, ao passo que a Igreja deve buscar a abertura em todos os sentidos; o auge dos ritos, enquanto hoje se busca “ir para as ruas”; o auge de tudo contrário à Teologia da Libertação que Francisco, sem dizer, defende. Julgam a todos – falam de “O que outrora chamávamos Igreja (sic!)” —, enquanto este responde: “quem sou eu para julgar”?
    Basta de fundamentalismos!
    Espero que não volte este leão!

    Curtir

      1. Prezado Hermes
        Agradeço as suas palavras cordiais. Gosto e admiro muito seu blog. Com notícias muito boas.
        Agradeço também o convite. Vou refletir um pouco e entrarei em contato para mandar alguma colaboração. Temos que manter de pé nossos ideais!
        Em Cristo libertador,
        João da Cruz

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: