A Palavra de Deus é Luz para nossa Vida

01 de junho de 2017

images-4

Por Maria Aparecida de Cicco

Há um cântico católico que diz que a Bíblia é lâmpada para os nossos pés, luz para o nosso caminho.  Essa expressão “lâmpada para os nossos pés” é simbólica e muito apropriada, mas é preciso entender bem o seu significado.

Em primeiro lugar devemos entender o que é luz e o que é lâmpada:

  • Luz é uma energia radiante
  • Lâmpada é o instrumento que recebe essa energia e a propaga, iluminando o lugar que está escuro.

Assim sendo, podemos ver que lâmpada não é luz, mas contém a luz. Assim também a Bíblia, como a lâmpada, é o instrumento onde a Palavra de Deus, que é a luz que deve iluminar a nossa vida, está contida e de onde pode ser propagada.

A Bíblia é como a lâmpada, recebe a energia transformadora da Palavra viva de Deus e quando ligamos o interruptor da nossa consciência ao ler suas palavras ela transforma as trevas com sua luz, iluminando nossa vida e revelando as sombras provocadas pelo mal.

Pela leitura orante ou pelo estudo da Bíblia, acionamos o interruptor que libera a Palavra Viva de Deus, e ela ilumina a nossa própria vida e a nossa história. Ela ilumina a realidade em que vive nossa família, realidade em que está inserida nossa comunidade, realidade em que vive nosso povo.

Porém, as lâmpadas devem ser adequadas à energia que deverá liberar, à voltagem que irá receber e também à eficiência de consumo e ao local onde será instalada, pois ninguém vai iluminar um salão usando uma lâmpada de poucos watts escondida atrás de uma parede, ou usar uma lâmpada de 110 volts em uma rede de tensão de 220 volts, ou ainda utilizar lâmpadas de baixa eficiência, que gastam muita energia para produzir pouca luz. Somente assim a luz produzida pela lâmpada vai brilhar em todo seu esplendor.

Assim também, para que a Bíblia seja a lâmpada adequada para iluminar a nossa vida, é necessário coloca-la no centro da nossa vida e pedir a força do Espírito Santo para que ela possa liberar toda a energia da Palavra viva; é necessário buscar o significado dos símbolos e das expressões usadas para dar vida à Palavra; e também confrontar a Palavra viva com a realidade vigente. Dessa forma, a Palavra de Deus vai resplandecer em nossa vida.

A Palavra viva de Deus vai muito além do conteúdo que a Bíblia apresenta, pois ela está no sentido global do texto que depende da forma como o conteúdo é apresentado, isto é, do jeito de escrever do autor de cada texto bíblico.

A Bíblia é uma coleção de livros e textos de épocas diferentes, que sofreu a influência de culturas diferentes, que expressam a história de povos diferentes. É na unidade das diferenças que a Palavra de Deus se revela e ecoa. É por traz das palavras humanas, as vezes imperfeitas, que está a Palavra viva e perfeita de Deus.

Setembro é o mês da Bíblia, aproveitemos este tempo para refletir sobre a Palavra e sobre como ela se revela; aproveitemos para aprofundar a intimidade entre nós e ela; aproveitemos para manter um diálogo aberto com o Senhor, de tal modo que a sua Palavra transforme a nossa vida em uma perfeita oração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: