Bíblia: Palavra de Deus, encarnada na Vida do Povo!

25 de junho de 2017

images (5)

Quem lê e estuda a Palavra de Deus, e não olha realidade do povo oprimido de ontem e de hoje,

e nem luta pela justiça e fraternidade, é infiel à Palavra Deus.

 É semelhante aos Fariseus guardiões da Lei de Moisés,

que conhecia a Palavra de Javé e as não colocavam em pratica

Frei Carlos Mesters. Bíblia, Livro Feito em Mutirão, p.29. 

 

Por Valdeci de Oliveira Biro

Sabemos que a Bíblia “Palavra de Deus”, não foi uma única pessoa que a escreveu. Teve a participação de muitas pessoas que deram a sua contribuição: homens e mulheres; jovens e velhos; pais e mães de família; agricultores (as), pescadores (as) e operários (as) de várias profissões; gente instruída que sabia ler e escrever e gente simples que só sabia contar histórias: gente vivida pelas estradas no mundo e gente que nunca saiu de casa; sacerdotes/sacerdotisas e profetas/profetisas, reis/rainhas e pastores (as), apóstolos (as) e evangelistas…

Eram pessoas de diversas camadas da sociedade, mas todos de corações convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinassem a fé e a justiça, o amor e a fraternidade, a verdade e a fidelidade, e onde não houvesse opressor nem oprimido.

Todos souberam dar a sua colaboração com sabedoria, cada um do seu jeito. Todos foram sábios (as) e discípulos (as) uns dos outros. Mas, perceberam, que nem sempre foi fácil. Algumas às vezes, popularmente falando, uns puxavam a sardinha um pouquinho para o seu lado.

A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Levou tempo, mais de mil anos. Segundo os estudiosos do assunto, começou em torno do ano 1250 antes de Cristo, e o ponto final só foi colocado cem anos depois do nascimento de Jesus.  É muito difícil saber quando foi que começaram a escrever a Bíblia. Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada e contada nas rodas de conversa e nas celebrações do povo. E antes de ser narrada e contada, ela foi vivida por muitas gerações num esforço teimoso de colocar Deus na vida e de organizar a vida de acordo com a justiça.

O povo de Deus não fazia muita distinção entre contar e escrever. O importante era expressar e transmitir aos outros a nova consciência do povo de ser um “Povo de Deus” nascida neles (as) a partir do contato com Deus libertador. Faziam o que chamamos de memória da tradição oral, lembrando aos filhos (as) a história do passado e contando-lhes os fatos mais importantes da sua caminhada de Deus na vida do seu “Povo de Fé”, ou seja, a Bíblia nasceu da memória do povo. Nasceu da preocupação de não esquecer o passado.

Qual é a mensagem central da Bíblia? Esta no nome de Deus. No Primeiro Testamento, temos um nome, Javé, o Emanuel, o Deus conosco: presente no meio do seu povo para liberta-los (Ex 3,14). A maior prova concreta da vontade de Deus em libertar seu povo, foi a ressurreição de Jesus, o Emanuel (Mt 1,23), pela ressurreição de Jesus, que Deus venceu a morte e abriu as porta para a vida eterna. O nome de Javé é o centro de toda existência cristã. Pertencer a Javé significa: onde o amor ao próximo é igual ao amor de Deus; onde o povo vive e celebra sua fé; e louva seu Deus por suas maravilhas. Esta é a mensagem da Bíblia, é o apelo que Nome de Deus faz a todos aqueles que querem pertencer a seu povo.

A Bíblia é Palavra de Deus para nós. Sua interpretação e leitura devem ser feita com convicção de fé em Deus que nos fala por meio de sua Palavra (dabar em hebraico e lógos em grego). E pela leitura e estudo da Bíblia, possamos descobrir esta palavra como fonte de água viva inesgotável, que sacia sede humana na busca da sua existência em Deus. O estudo da Bíblia também depende coração (cordis: sabedoria que vem de Deus, mas plantada no coração dos pobres) e da ação do Espírito. A Pessoa de Jesus deve ter oportunidade falar, quando lemos Sagrada Escritura. A leitura da Bíblia deve ter seus momentos de silêncio e oração, de canto e celebração, de troca de vivência e experiência de fé.

Colaborou: Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda

Anúncios

Um comentário em “Bíblia: Palavra de Deus, encarnada na Vida do Povo!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: