O exemplo de Francisco de Assis

Terça feira, 25 de abril de 2017

FB_IMG_1490456681765

Paz, alegria, contemplação… Esses conceitos são sempre associados à pessoa de Francisco de Assis. E isto é uma grande verdade.

Por ser pobre e livre da maioria das mazelas sociais por nada querer, nem antepôr à pessoa de Cristo, Francisco atingiu um estado de santidade que se abriu à veia mística.

Poverello, fratello, minori. Pequena ovelha de Deus. Francisco é símbolo de ser para Deus, com os homens. Porém, não podemos entender que ele tenha sido uma figura alienada da realidade. Mais que romper com o mundo, ele testemunhou um novo mundo.

Enquanto muitos defendiam a grandeza do ser mais pelo ter, ele desposou a senhora pobreza. Esposa tão desejosa que o despojou do pensamento burguês nascente e das ambições de nobreza. Ser pobre com os Pobres, foi para ele o caminho de crescimento em santidade e a maturação dele como humano. Tornou-se santo, mas – mais que isso – humanizou o conceito de santidade.

Ser santo como foi Francisco de Assis, não é nada de taumaturgo, misterioso ou mágico. Ao contrário, nada mais humana do que a forma que ele viveu uma vida simples com mística e alegria.

Enquanto muitos travavam guerras pelo poder e sobreposição, Francisco ensinou a paz. Uma paz que nasce não da submissão e sim do respeito mútuo, do relacionamento fraterno, do amor entre todas as criaturas.

A doçura de Francisco não era uma alienação da realidade. É alegrar-se com todas as coisas. É pasmar-se diante da criação. Deslumbrar- se diante da vida. Francisco não alienou-se do mundo. Bebeu dele as melhores águas e louvou suas melhores fontes.

Francisco: santo que reviu o pensamento cristão em seu tempo, inaugurou uma nova forma de seguimento de Cristo, como pequeno e menor. Trouxe um novo jeito de ver Cristo.

Jesus: imagem amorosa de Deus… Grande amado de Francisco.

Nosso ideal primeiro: ser instrumento de paz e sinal dos olhos amorosos de Deus. É seguir a Cristo, ao jeito de Francisco: ser Irmão Menor.

Frei H. Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: