O Encanto da Vida Fraterna em Comunidade

Sábado, 11 de março de 2017

o_encanto_da_vida_fraterna_em_comunidade

O frei Acácio Sanches apresenta aqui 7 “razões” para o “encanto” da vida fraterna em comunidade. Se é verdade que a vida em Comunidade é um grande desafio, não é menos verdade que ela é verdadeira escola de oração e espaço de encontro com Deus e os Irmãos.

1. É ser um dom do amor de Deus

Para a eclesiologia do Concílio Vaticano II a fraternidade consagrada é um modelo exemplar da comunhão eclesial, sinal e estímulo para todos os baptizados (LG, 44). A comunidade religiosa é um dom do Espírito, oferecido à Igreja e ao mundo. Nasce do amor de Deus difundido nos corações por meio do Espírito e cresce quotidianamente, pelo mesmo amor. Esta comunhão, que é dom, torna homens e mulheres em irmãos e irmãs uns dos outros, não pelo sangue, mas em razão de uma vocação comum. Na Igreja todos devem viver em comunhão, mas «os religiosos são chamados a ser peritos em comunhãona comunidade eclesial e no mundo, testemunhas e artífices daquele projecto de comunhão que está no vértice da história do homem segundo Deus» (Religiosos e promoção humana, 24; VC, 46). 

2. É ser cenáculo do encontro com Deus

A fraternidade consagrada deve ser uma escola de oração. A oração em comum alcança toda a sua eficácia quando está ligada à oração pessoal. Oração comum e oração pessoal estão em estreita relação e são complementares entre si. A oração beneficia o impulso apostólico: as comunidades religiosas mais apostólicas e evangelicamente mais vivas são as que têm uma rica experiência de oração. 

3. É ser ponte para os irmãos

Os elementos de uma comunidade religiosa têm de estabelecer laços fraternos de união, só possíveis a partir de uma sadia, plural, livre e sincera plataforma de comunicação. Contribuem para a união fraterna os encontros regulares a nível local, regional e provincial; as cartas circulares e visitas dos superiores maiores, os boletins de informação interna, na medida em que geram relações mais estreitas, alimentam o espírito de família, fomentam a participação de todos, sensibilizam em relação aos problemas gerais e aproximam os irmãos. 

4. É a passagem ascética do «eu» ao «nós»

O caminho que vai do homem velho, que tende a fechar-se em si mesmo, aohomem novo, que se entrega aos outros, é um caminho longo, doloroso e difícil. É um caminho de cruz que requer muita humildade. A vida fraterna não é coisa espontânea, nem um objectivo que se consiga em pouco tempo, mas precisa de ser assumida como ascese pessoal, para que, a pouco e pouco, se faça a passagem do «eu» pessoal ao «nós» comunitário.

5. É ser lugar do perdão, da alegria e da festa

A alegria de viver juntos em fraternidade é um sinal da alegria do Reino de Deus, que testemunha diante da Igreja e do mundo que é possível viver em comunhão. Uma comunidade reconciliada e rica em alegria é um verdadeiro dom do Alto: «Vede como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos!» (Sl 133,1). O saber fazer festa juntos, o alegrar-se nas alegrias do irmão, a atenção às suas necessidades, a sensibilidade do pequeno gesto, o enfrentar com misericórdia situações difíceis, o aceitar o amanhã com esperança, produz serenidade, alegria e paz interior.

6. É viver para servir
Quem na vida fraterna em comunidade não vive para servir, não serve para viver em fraternidade. Todos os irmãos são chamados ao serviço uns dos outros e, nisso, o superior deve ser o primeiro. Ele é o «servus servorum Dei»: o servo dos servos de Deus. Pertence-lhe coordenar os diversos dons, iniciativas e sugestões, fomentando uma união de caridade em torno do projecto comum.

7. É ser símbolo de comunhão na Igreja e para o mundo

«Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35). Viver em comunidade, no amor, é em si um testemunho cristão, mesmo antes de qualquer actividade. Quanto mais intenso e autêntico for o amor fraterno, maior será a credibilidade do apostolado e da mensagem anunciada. Cada irmão, cada irmã é uma graça de Deus. O encanto da vida fraterna está em reconhecer isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: