Carta Aberta ao Prof. Felipe Aquino

images

Caro Prof. Felipe Aquino,

Paz e Bem!

Tendo sido questionado sobre o vídeo, o qual anexamos a esta missiva e analisando o trabalho da pessoa a qual o senhor tece críticas totalmente ausentes de Caridade cristã, venho por meio desta, manifestar meu parecer.

Em seu vídeo, o senhor faz críticas teológicas a um padre da Arquidiocese de Mariana. Isto em rede nacional. Sua postura, primeiramente, desrespeita o arcebispo da supracitada Arquidiocese. Se o senhor estivesse em plena comunhão com a Igreja, saberia que antes de fazer críticas públicas a um sacerdote, deveria notificar seu superior local e informá-lo dos fatos. Ao contrário, o senhor – mesmo não citando o nome do padre – lê fragmentos do texto dele e cita a fonte. Qualquer pessoa poderia ir ao site e saber de quem o senhor falava. Com  isso, o senhor agiu como semeador de conflitos e embotador da imagem de um padre Católico.

O senhor critica o texto do padre, colocando-o sob a alcunha de herege. Porém, desconheço qualquer nomeação do senhor para uma cadeira na Comissão para a Doutrina da Fé. Nem mesmo conheço qualquer Universidade Católica que lhe dê o título de mestre ou doutor em teologia. O senhor é doutor em Engenharia Mecânica e isto não lhe faz teólogo. Assim, o senhor não está revestido de autoridade eclesial, nem mesmo acadêmica, para analisar e criticar a teologia ou mesmo a pastoral de um sacerdote devidamente ordenado e provisionado em uma Arquidiocese. Cabe a Dom Geraldo, Arcebispo de Mariana, avaliar a teologia do padre e não ao senhor.

Outra questão é que o senhor cita alguns fragmentos do texto de forma descontextualizada. De certa forma, o senhor desvirtua o texto, manipulando-o para justificar a tese que o senhor defende.

No mais, gostaria de lhe convidar a entender que na teologia existe uma disciplina chamada antropologia teológica, na qual, somos convidados a ver o crer e o pensar do outro com seus olhos, respeitando as diferentes culturas. Não é porque alguém discorda da ótica de fé da Canção Nova que ela se torna herege. Ao contrário. Jesus acolhe a todos. Com suas particularidades.  Ele é Amor. O amor acolhe, não exclui.

Fraternalmente,

Frei H. Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: