fb_img_1486865224628

1- É natural que todo cantor, cantora e compositor ou compositora sonhe em ver suas músicas cantadas num templo, numa TV, numa rádio ou num estádio! Nem sempre é vaidade!

Não importa se já gravaram um CD ou um Vídeo. Se cantam nos templos e lá fora fazendo pastoral e catequese do canto: são cantores e cantoras da fé!

2- Na atual circunstância da Igreja e da mídia secular, a tendência é dar mais espaço para padres e freiras, mas isto pode mudar. Há excelentes cantores e cantoras e músicos e músicas que representam muito bem a catequese da canção.

3- Podendo, todos deveriam ter ao menos um ou dois CDs para mostrar sua arte e sua catequese. Nem todos conseguem arcar com os custos!

4- Seria bom se todos também imprimissem o nome dos compositores, porque estes andam muito esquecidos, embora sua inspiração ajude muito a nossa Igreja. Seus nomes raramente são conhecidos!

5- Nem todos que cantamos temos uma bonita voz, mas, sendo afinadas, o recado está dado! É claro que uma bonita voz e uma interpretação encantadora ajuda a pensar mais na nossa doutrina. A arte bem executada faz muita diferença.

6- Já aconselhei a alguns que desenvolvam seu evidente talento. E já aconselhei a outros que sirvam a Igreja com seus outros talentos porque cantar não é seu chamado.

É claro que fui chamado de nome feio por isso! Mas a verdade é que não basta querer cantar e gravar um CD, para ser cantor religioso! Há que haver um chamado da igreja local e da região!

7- Em outras palavras: não é qualquer um que tem preparo para ser padre, freira, seminarista, leigo catequista ou cantor religioso! É vocação!

8- Sempre fui mais compositor do que cantor. E quando a música não era para a minha voz, eu chamava cantores leigos e cantoras leigas com vozes acuradas para cantar minhas composições! Eu sabia de meus limites .

9- Parei de cantar ao vivo porque minha memória e minha voz não me permitem ir ao microfone ao vivo!

10- E estou feliz por saber que um grande número de Cantores e Cantoras e alguns sacerdotes e irmãs viram o meu esforço e levaram adiante o que eu comecei com outros companheiros.

QUE a CANÇÃO RELIGIOSA CRESÇA EM NÚMERO E EM QUALIDADE! E, se for possível , que se profissionalize!

Pe Zezinho scj
Aos 52 anos de Canção!

