A sensibilidade poética e musical de São Francisco de Assis

images

São Francisco pretendia que os irmãos fossem pelo mundo, pregando o Evangelho e cantando os Louvores do Senhor – as Laude Domini, depois do sermão, em todos os lugares, como Jograis de Deus – Joculatores Dei, porque: “Que são, na verdade, os servos de Deus, senão jograis que procuram comover o coração dos homens, até os levar às alegrias do espírito?”

Francisco, que igualmente se intitulava o “Arauto de Deus” – Giullare di Dio, ao falar assim de “servos de Deus”. Queria e dizia que fizessem assim: primeiro, falaria ao povo o mais competente para pregação; depois cantariam todos os Louvores do Senhor, como jograis de Deus. Acabado o cântico, o pregador diria ao povo: “Nós somos os jograis de Deus, e a única recompensa que nós queremos é que leveis uma vida verdadeiramente penitente”.

O Espelho de Perfeição, um dos textos que integram as Fontes Franciscanas, narra-nos um episódio que ilustra bem esta simbiose “cavaleiro-jogral” em São Francisco. Inebriado de amor e compaixão por Cristo, o santo procedia por vezes assim:

“A suavíssima melodia espiritual que botava dentro dele jorrava frequentemente para o exterior e encontrava expressão na língua francesa, e a poesia dos murmúrios divinos ouvidos por ele em segredo irrompia em cânticos de júbilo nesta mesma língua. Outras vezes colhia do chão um pedaço de madeira e colocava-o sobre o braço esquerdo; com a mão direita pegava outro pedaço à maneira de arco e passava-o e repassava-o sobre o primeiro, como se estivesse a tocar viola ou outro instrumento. Fazendo os gestos apropriados, cantava em francês ao Senhor Jesus Cristo. Toda esta jovialidade terminava em lágrimas, e a alegria convertia-se em compaixão pelos sofrimentos de Cristo. Nessas ocasiões, arrancava do coração contínuos suspiros e, redobrando os seus gemidos, esquecia-se do instrumento que tinha nas mãos e ficava longo tempo arroubado em êxtase celestial.”

Fonte do texto: Joculatores Dei por Musica OFM-Portugal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: