O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Cláudio Hummes, presidiu missa nesta sexta-feira, 19, no Congresso Eucarístico Nacional, em Belém (PA). Na ocasião, dom Cláudio destacou a importância da Amazônia e demonstrou preocupação diante da devastação da floresta.

Em sua homilia, o cardeal fez menção à Encíclica Laudato Si, do papa Francisco, que trata sobre o cuidado da Casa Comum, e reforçou os objetivos do Congresso, que de acordo com ele “visa suscitar, como fruto, uma colaboração maior da Igreja do Brasil, com as atividades da Igreja na Amazônia”.

Na ocasião, dom Cláudio enfatizou ainda o trabalho desempenhado pela Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. Destacou também a importância da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

“Temos como objetivo divulgar melhor e informar os nossos bispos brasileiros sobre tudo o que é esta realidade missionária aqui da Amazônia e a nossa corresponsabilidade com os outros países que têm parcelas da mata amazônica: os 9 países que formam parte da Rede Eclesial Pan-amazônica”, sublinhou.

Congresso

O Congresso Eucarístico Nacional começou na segunda-feira, 15, e vai até domingo, 21. Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, o evento acontece no ano do quarto centenário do início da evangelização na Amazônia.

Com informações e foto da Rádio Vaticano

Anúncios